quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Creative Europe

Creative Europe” (Europa Criativa) é o novo programa de financiamento apresentado pela União Europeia (UE) e que vê na cultura, neste momento de recessão económica generalizada, um importante motor para o desenvolvimento de cada país.


Entre 2014 e 2020, a UE vai disponibilizar 1,8 mil milhões de euros.(…)Qualquer área cultural poderá concorrer ao “Creative Europe”, que disponibilizará o dinheiro entre 2014 e 2020 – 500 milhões de euros para as artes visuais e performativas, abrangendo cerca de 300 mil artistas europeus, 900 milhões para o cinema e o audiovisual e o restante em diversos apoios.


Para Androulla Vassiliou, comissária europeia para a Educação, Cultura e Juventude, este programa ajudará a cultura da Europa a atingir novas metas. “Sem este apoio, seria difícil ou impossível para eles [profissionais] alcançar novos mercados.


O ‘Creative Europe’ promove ainda a diversidade cultural e linguística, assim como contribui para os objectivos e para o crescimento sustentável da nossa Europa de 2020.”(…) O programa apresentado terá agora de ser aprovado pelos 27 países membros e só depois as candidaturas, que deverão acontecer durante o próximo ano, serão abertas.

Fonte: http://www.pportodosmuseus.pt/?p=35310&utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+pportodosmuseus%2FrxgW+%28pportodosmuseus%29

sábado, 10 de dezembro de 2011

Óbidos – Caso de estudo a nível europeu

O Município de Óbidos foi convidado a estar presente e a partilhar a sua estratégia “Óbidos Criativa” num workshop organizado pela Direcção-Geral para as Empresas e Indústria, da Comissão Europeia, em parceira com o Centro Dinamarquês para a Cultura e Economia da Experiência.


A sessão decorreu em Copenhaga, nos dias 8 e 9 de Dezembro, e contou com peritos das indústrias criativas, de tecnologias móveis, turismo e economia da experiência. Este encontro serviu para a própria Direcção-Geral conhecer em maior detalhe alguns dos projectos e locais relevantes para a formação de novas políticas públicas que apoiem e capturem o “poder transformador da inovação”.

Fonte: Metronews in http://www.pportodosmuseus.pt/?p=35324&utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+pportodosmuseus%2FrxgW+%28pportodosmuseus%29

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Centro de Documentação da União Europeia - Universidade de Évora

O Centro de Documentação da Universidade de Évora (CDE-UE) é um serviço descentralizado da Direcção Geral de Informação, Comunicação e Cultura das Comunidades Europeias, que resultou de uma proposta apresentada pela Universidade de Évora à Comissão das Comunidades Europeias. É um serviço especializado em documentação e informação europeia que se encontra vocacionado para utentes do ensino universitário (estudantes, docentes e investigadores) e de outros graus de ensino, embora não descure os agentes da administração pública regional e local, as empresas e o público em geral.

OBJECTIVOS
Os nossos principais objectivos são:
A promoção e consolidação do ensino e da investigação no domínio da integração europeia;
A disponibilização ao público em geral de informação sobre a União Europeia, as suas instituições e as suas políticas;
e a participção no esclarecimento sobre a construção Europeia com outros parceiros das redes de informação europeias.

O QUE OFERECE

Uma base bibliográfica do Centro de Documentação Europeia com actualização diária.
Organizamos e/ou colaboramos em:
seminários, colóquios e acções de informação;
reuniões, palestras e sessões de informação;
exposições;
e visitas de intercâmbio e relações com outros centros e redes europeias de informação.

Facilitam a pesquisa com:
atendimento personalizado, catalogo da legislação e publicações recebidas;
estante com publicações de carácter geral para divulgação gratuita;
pesquisa temática das rúbricas do catálogo comunitário;
sala de leitura;
serviço de fotocópias;
informação por via telefónica e por via electrónica.

Para mais informações consulte o sitehttp://www.uevora.pt/estrutura/outras_estruturas/unidades_de_apoio/centro_de_documentacao_europeia

Fonte: http://ec.europa.eu/portugal/redes/cde/cde_univ_evora_pt.htm