A Cidade de Almada sagrou-se hoje vencedora do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2010.
O anúncio foi feito às 18h00 de hoje (hora de Lisboa, 19h00 em Bruxelas) pelo Comissário Europeu do Ambiente, Janez Potočnik, numa cerimónia que se realizou no Atomium de Bruxelas.
A concorrer contra a Múrcia, cidade de Espanha e Riga, da Letónia, Almada venceu o Prémio, depois de concorrer pelo 10.º ano consecutivo a esta iniciativa europeia, sendo uma das poucas cidades europeias com tantas presenças seguidas a concurso.
Almada foi ainda a primeira cidade portuguesa a receber este prémio e por isso destaca-se entre as 2221 cidades mundiais que participaram na iniciativa. Portugal esteve representado com 66 cidades.
O Prémio da Semana Europeia da Mobilidade é instituído pela Comissão Europeia e tem como objectivo premiar as cidades que mais se empenharam naquela que é considerada a maior campanha mundial de sensibilização para a mobilidade sustentável.
As actividades realizadas durante esta semana, bem como as medidas de carácter permanente implementadas pela autarquia foram as razões para a escolha do júri. Destas medidas destaca-se a entrada em funcionamento do serviço de mobilidade reduzida FLEXIBUS (autocarros eléctricos), a construção de um bicilink entre a FCT/UNL e o Madan Parque (Campus Universitário no Monte de Caparica), a entrada em funcionamento de cinco novos parques de estacionamento cobertos e a requalificação e pedonalização da Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas.
Sem comentários:
Enviar um comentário