sábado, 4 de junho de 2011

O Presidente do Parlamento Europeu

Jerzy Buzek nasceu em 3 de Julho de 1940 em Śmiłowice, uma cidade situada no Sudeste da Silésia, que agora faz parte da República Checa.

A personalidade e a competência de Jerzy Buzek, combinadas com o profissionalismo com que encara a política — um profissionalismo apurado, quer no Governo polaco, quer na oposição — conduziram à sua eleição para o cargo de Presidente do Parlamento Europeu, em 14 de Julho de 2009. Nessa ocasião, obteve 555 dos 644 votos expressos: a maioria mais expressiva entre todos os Presidentes do PE desde as primeiras eleições directas, em 1979. Jerzy Buzek é o primeiro Presidente oriundo de um dos novos Estados-Membros da União.


No seu discurso de investidura, em Setembro do ano passado, Jerzy Buzek estabeleceu as prioridades do seu mandato: promover a ideia de uma comunidade europeia da energia, promover a Democracia e defender os Direitos Humanos, reforçar a cooperação com os vizinhos da UE a Sul e a Leste, fortalecer o papel da UE num mundo multipolar, garantir que o orçamento plurianual da UE possa satisfazer as necessidades e estar à altura das ambições de uma União alargada e assegurar que o Parlamento Europeu esteja pronto a desempenhar um papel de maior importância após a entrada em vigor do Tratado de Lisboa.
No exercício das suas funções, Jerzy Buzek está em contacto constante com o Presidente da Comissão Europeia, com o Presidente do Conselho Europeu e com o país que exerce a Presidência da UE. De igual modo, é ele quem representa o PE durante as visitas ao estrangeiro. Presidir às sessões plenárias do Parlamento e organizar o respectivo funcionamento também fazem parte das suas actividades quotidianas. Foi o próprio Jerzy Buzek quem estabeleceu o objectivo de tornar o Parlamento Europeu um fórum de debate político interessante e dinâmico, e é sua ambição aproximar o Parlamento dos cidadãos. O Presidente desempenhará o seu cargo durante dois anos e meio.

O melhor eurodeputado polaco
Em 2004, Jerzy Buzek foi eleito para o Parlamento Europeu com a mais significativa maioria na Polónia.

Em Bruxelas, dedicou-se completamente ao seu mandato. Foi Vice-Presidente do Fórum Europeu da Energia. Representou o Parlamento Europeu durante as eleições na Ucrânia, apoiando a Revolução Laranja. Foi relator parlamentar do pacote legislativo do Sétimo Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento para o período de 2007 2013 e do Plano Estratégico Europeu para as Tecnologias Energéticas. Entre 2004 e 2009, foi membro da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia, da Comissão do Meio Ambiente e da Comissão da Saúde Pública e da Segurança Alimentar. Foi igualmente membro da Delegação do Parlamento Europeu à Comissão de Cooperação Parlamentar UE Ucrânia e da Delegação para as Relações com os Países do Sudeste Asiático e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ANASE).

O seu empenho e as suas capacidades foram reconhecidos em múltiplas ocasiões. A revista "The Parliament Magazine", publicada em Bruxelas, elegeu-o "Deputado do Ano de 2006" na categoria Investigação e Tecnologia. Em 2006, foi também agraciado com o prémio Biały Węgiel da Ordem dos Engenheiros da Polónia.

Nas classificações elaboradas pela revista Wprost e pelo jornal Rzeczypospolita, Jerzy Buzek foi considerado "O Melhor Eurodeputado Polaco de 2008".

Nas últimas eleições europeias, Jerzy Buzek obteve pela segunda vez consecutiva a melhor votação na Polónia, ao conseguir quase 400 000 votos na Silésia.

Fonte: http://www.europarl.europa.eu/president/view/en-pt/the_president/biography.html

Sem comentários:

Enviar um comentário