quinta-feira, 31 de março de 2011
quarta-feira, 30 de março de 2011
Sistema Europeu de Bancos Centrais
Fonte: http://www.ecb.int/ecb/orga/escb/html/index.pt.html
terça-feira, 29 de março de 2011
Banco Central Europeu
segunda-feira, 28 de março de 2011
Curtas
domingo, 27 de março de 2011
Curtas
sábado, 26 de março de 2011
Hino da Europa
sexta-feira, 25 de março de 2011
Lema europeu
Fonte: http://europa.eu/abc/symbols/motto/index_pt.htm
quinta-feira, 24 de março de 2011
Dia da Europa
Portugal em União Europeia
A Europa diz-se pronta nesta quinta-feira, sob condições, a ajudar Portugal, com um montante citado de cerca de 75 bilhões de euros, no dia seguinte à demissão do primeiro-ministro, o que aproxima o país de um plano de resgate e ameaça a estabilidade da Zona do Euro. "Estamos naturalmente prontos para intervir e ajudar, mas é preciso, primeiro, um pedido de Portugal", declarou o ministro belga das Finanças, Didier Reynders, um pouco antes da abertura do encontro de dirigentes das 27 nações que formam a União Europeia.
"Temos capacidade disponível para ajudar Portugal se nos pedir, mas ainda é muito cedo para dizer", disse por sua vez o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt.
Copyright © 2011 AFP. Todos os direitos reservados.
FONTE: http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5gXbOgGFBWXGmaKGCWSkXZe2cJ2NQ?docId=CNG.7ecd4aab8166ac0e3e282f38c94dad90.751
quarta-feira, 23 de março de 2011
CONGRESSO EUROPEU DA OSTEOPOROSE E OSTEOARTRITE
1st IOF-ESCEO Pre-Clinical Symposium, Valencia - 23 a 26 de Março
terça-feira, 22 de março de 2011
População Europeia
Fonte: http://europa.eu/abc/keyfigures/sizeandpopulation/howmany/index_pt.htm#chart3
segunda-feira, 21 de março de 2011
Esperança de vida europeia
domingo, 20 de março de 2011
Viajar na Europa
Consulte o site http://europa.eu/travel/index_pt.htm
sábado, 19 de março de 2011
Gabinete de Informação
sexta-feira, 18 de março de 2011
Bandeira Europeia
A história da bandeira começa em 1955. Nessa altura, a União Europeia existia apenas sob a forma da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, com seis Estados-Membros. No entanto, alguns anos antes tinha sido criado um outro organismo - o Conselho da Europa - que reunia um número superior de membros e cuja função consistia em defender os direitos do Homem e promover a cultura europeia.
O Conselho da Europa procurava um símbolo que o representasse. Após alguma discussão, foi adoptado o presente emblema - um círculo de doze estrelas douradas sobre fundo azul. Nalgumas culturas, o doze é um número simbólico que representa a plenitude, sendo também, evidentemente, o número dos meses do ano e o número de horas representadas num quadrante de relógio. O círculo constitui, entre outras coisas, um símbolo de unidade.
O Conselho da Europa convidou seguidamente as outras instituições europeias a adoptarem a mesma bandeira e, em 1983, o Parlamento Europeu seguiu o seu exemplo. Por último, em 1985, os Chefes de Estado e de Governo da UE adoptaram esta bandeira como emblema da União Europeia - que nessa altura era designada por Comunidades Europeias.
Fonte:http://europa.eu/abc/symbols/emblem/index_pt.htm
quinta-feira, 17 de março de 2011
O Portal da Europa
quarta-feira, 16 de março de 2011
MUSEU INDUSTRIAL EUROPEU DO ANO
Os prémios Micheletti foram criados em 1996, com o objectivo de reconhecerem publicamente a excelência no que toca aos museus europeus vocacionados para a ciência e a indústria, tendo surgido da cooperação estreita entre a EMA – European Museum Academy e a Fundação Luigi Micheletti, uma referência em termos de arqueologia industrial na Itália.
O júri deste galardão tem em consideração aspectos como a tecnologia e a história social, a criatividade como os projectos museológicos a concurso foram concebidos em torno dos seus núcleos expositivos, assim como o papel que cada um dos equipamentos desempenha no seio da comunidade local onde se insere.
terça-feira, 15 de março de 2011
Museus portugueses nomeados para Prémio Europeu
As candidaturas ao Prémio Museu Europeu do Ano para 2012 terminam HOJE a 15 de Março e podem ser feitas no sítio do EMF. Para mais informações, consulte o site ww.europeanmuseumforum.eu/
segunda-feira, 14 de março de 2011
Almada vence Prémio da Semana Europeia da Mobilidade
O anúncio foi feito às 18h00 de hoje (hora de Lisboa, 19h00 em Bruxelas) pelo Comissário Europeu do Ambiente, Janez Potočnik, numa cerimónia que se realizou no Atomium de Bruxelas.
A concorrer contra a Múrcia, cidade de Espanha e Riga, da Letónia, Almada venceu o Prémio, depois de concorrer pelo 10.º ano consecutivo a esta iniciativa europeia, sendo uma das poucas cidades europeias com tantas presenças seguidas a concurso.
O Prémio da Semana Europeia da Mobilidade é instituído pela Comissão Europeia e tem como objectivo premiar as cidades que mais se empenharam naquela que é considerada a maior campanha mundial de sensibilização para a mobilidade sustentável.
As actividades realizadas durante esta semana, bem como as medidas de carácter permanente implementadas pela autarquia foram as razões para a escolha do júri. Destas medidas destaca-se a entrada em funcionamento do serviço de mobilidade reduzida FLEXIBUS (autocarros eléctricos), a construção de um bicilink entre a FCT/UNL e o Madan Parque (Campus Universitário no Monte de Caparica), a entrada em funcionamento de cinco novos parques de estacionamento cobertos e a requalificação e pedonalização da Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas.
Tempos conturbados para o cinema europeu
sábado, 12 de março de 2011
A Europa sou eu
Este concurso escolar tinha como tema o «Papel da União Europeia no Mundo» enquadrados em diferentes categorias:
• Artes
• Multimédia
• Literatura
• Web
A cerimónia de atribuição dos prémios teve lugar a 27 de Novembro de 2010, na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Os jovens foram convidados a participar apresentando as suas performances através de grupos de bailado, teatro, música, etc, ou mesmo como apresentadores e/ou entertainers.
Esta acção esteve inserida no Plano de Comunicação 2010, instrumento para a promoção da política de informação e comunicação da União Europeia em Portugal. O evento foi uma iniciativa da Representação em Portugal da Comissão Europeia e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), enquanto Organismo Intermediário.
O CIEJD enquanto Organismo Intermediário no quadro da Parceria de Gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal.
CIEJD Palacete do Relógio Cais do Sodré 1200-450 Lisboa tel. +351 211 225 000 geral@ciejd.pt http://www.ciejd.pt/
Fonte: http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwcot0.detalhe?p_cot_id=6160&p_est_id=12868
sexta-feira, 11 de março de 2011
Eurodeputados querem taxar transações
Fonte: http://www.presseurop.eu/pt/content/article/539091-o-nascimento-da-europa-politica
Durão Barroso a brincar ao Carnaval
José Manuel Durão Barroso, antigo docente universitário e primeiro ministro português, também esteve presente no corso do Carnaval de Loulé como cabeçudo! Estava todo no tom! Com o seu casaco azul decorado com estrelas europeias! Uma forma simples e engraçada de recordar o actual Presidente da Comissão Europeia.
quinta-feira, 10 de março de 2011
Imposição de uma zona de exclusão aérea, bloqueio marítimo à entrada de armas e criação de um corredor para fornecer ajuda humanitária à Líbia em anál
Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 países da União Europeia e os ministros da Defesa da NATO, reúnem-se nesta quinta-feira (10/03/2011) em Bruxelas, para definir uma estratégia comum para a Líbia.
Deverão ser também adoptadas medidas mais coercitivas e novas sanções, designadamente no que diz respeito ao Banco Central e ao fundo soberano líbio que gere as receitas do petróleo e gás.
Mas a comunidade internacional continua dividida quanto à possibilidade de imposição de uma zona de exclusão aérea, pois como referiu o secretário norte americano da Defesa Robert Gates, tal implicaria uma intervenção militar contra as tropas de Kadhafi.
A França e a Grã-Bretanha defendem esta exclusão aérea e pretendem apresentar uma resolução neste sentido no Conselho de Segurança da ONU, mas os Estados Unidos, a China, que preside actualmente este orgão da ONU e a Rússia, que dispõem de direito de veto hesitam, tal como a África do Sul e a Índia.
Os paises da Liga Árabe reúnem-se no próximo sábado no Cairo para debater esta questão, à qual em princípio não são hostis, tal como a Organização da Conferência Islâmica. Entretanto Muammar Kadhafi lançou uma forte ofensiva diplomática e enviou nesta quarta-feira (9/03/2011) emissários ao Egipto, à ilha de Malta e a Portugal, membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, mas que preside o comité das Nações Unidas para as sanções à Líbia.
Miguel Monjardino, especialista em geoestratégia na Universidade Católica de Lisboa, entrevistado por Liliana Henriques
Fonte: http://www.portugues.rfi.fr/africa/20110310-ue-e-nato-analisam-possibilidade-de-intervencao-militar-na-libia
Eurostars
Para submeter uma candidatura EUROSTARS - até 24 de Março (ou 22 de Setembro, numa 2.a fase), ou para mais informações consulte: http://www.eurostars-eureka.eu/
Fonte: http://www.pportodosmuseus.pt/?p=21325&utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+pportodosmuseus%2FrxgW+%28pportodosmuseus%29
quarta-feira, 9 de março de 2011
Sarkozy a brincar ao Carnaval
Porque todos os cidadãos europeus têm liberdade de movimento!
Carnaval de Loulé, Algarve 2011
terça-feira, 8 de março de 2011
União Europeia ajuda Timor-Leste com 39 milhões de euros
© 2011 Rádio Renascença. Todos os direitos reservados.
Fonte: http://emm.newsbrief.eu
segunda-feira, 7 de março de 2011
Os Dez sucessos que partilhamos na União Europeia
Direitos:
circular e permanecer livremente no território dos Estados-Membros;
eleger e ser eleitos;
beneficiar de protecção diplomática;
aceder ao Provedor de Justiça;
apresentar uma petição ao Parlamento Europeu;
dirigir-se às instituições da U.E. numa das línguas oficiais;
Mercado europeu: livre circulação, segurança e protecção do consumidor
bens, serviços, pessoas e capitais circulam livremente;
Obrigações da U.E. para a protecção do consumidor:
fiscalização do mercado e produtos;
elaboração de manuais de boas práticas comerciais on-line;
legislação sobre boas regras para uma liberização dos serviços públicos;
criação de normas para promover a qualidade dos alimentos desde a exploração agrícola ao supermercado;
criação de normas no domínio da rotulagem;
Europa sem fronteiras: viajar livremente no território europeu
qualquer cidadão europeu pode viajar, estudar, trabalhar e residir em qualquer país da U.E.
cartão europeu de seguro de doença;
roaming mais barato;
garantia do tratamento equitativo dos passageiros;
Direito dos trabalhadores: Mobilidade, igualdade, segurança;
trabalhar num Estado-Membro sem recorrer a uma autorização de trabalho;
beneficiar de subsídio de desemprego ou deslocar-se a outro país (3 a 6 meses) para procurar trabalhar;
legislação contra a descriminação (trabalho, educação, saúde);
promoção da igualdade entre Homens e Mulheres;
O Euro: Moeda única europeia
Vantagens:
aumenta a transparência do mercado europeu ao posibilitar escolher o mais barato na Internet;
promove a estabilidades de preços;
possibilita empréstimos bancários mais acessíveis;
custos de viagens mais baixos com o fim dos câmbios;
maior resistência aos choques económicos;
Ambiente, alterações climáticas e energia: prioridades europeias
redução das emissões de dióxido de carbono;
aumento da produção de energias renováveis;
protecção do ambiente;
poupar energia e promover a transição para uma economia com baixas emissões de carbono;
A cooperação europeia na educação e na cultura
promover a mobilidade de estudantes, profissionais e investigadores;
Política de coesão pela solidariedade
tornar as regiões mais atraentes para o investimento;
melhorar as suas acessibilidades;
Inovação para a competitividade das empresas e da economia
para estimular o crescimento nos sectores do conhecimento e da inovação é necessário um tecido industrial sólido;
As relações externas da União Europeia
promover uma política externa mais coesa;
alargar territórios da U.E. a países democráticos;
liberização do comércio mundial;
ajudar os países mais pobres em desesenvolvimento;